São Paulo, outubro de 2010 - O IQA, Instituto da Qualidade Automotiva, celebrou seu aniversário de 15 anos em cerimônia realizada no Clube Sirio, em São Paulo, SP. Além do ministro Miguel Jorge, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, também estiveram presentes na comemoração o presidente da diretoria executiva Márcio Migues e o presidente do Conselho, Ali El Hage, ambos do IQA, assim como Marco Antonio Saltini, vice-presidente da ANFAVEA, Paulo Butori, presidente do Sindipeças, Antonio Carlos Fiola, presidente do Sindirepa-SP, e Marcos Aurélio Lima de Oliveira, coordenador geral de Acreditação do INMETRO. Outras importantes personalidades da indústria automobilística e aftermarket também marcaram presença.
Na ocasião, Márcio Migues destacou o papel do Instituto na evolução da qualidade no setor automotivo no País, nos últimos 15 anos. “Com a abertura do mercado brasileiro às importações no início da década de 1990, havia necessidade urgente de melhorarmos a qualidade dos nossos processos e produtos para sermos competitivos e o papel do IQA foi fundamental neste sentido”, disse. O IQA é um organismo de certificação neutro, sem fins lucrativos, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades. “Ele foi criado para ser os ‘olhos’ e os ‘braços’ do INMETRO no setor”, completou.
Homenagem - O ministro Miguel Jorge foi homenageado pelo IQA pelo trabalho de sua gestão no fomento à qualidade do setor. “Foi na gestão do ministro Miguel Jorge que retomamos o Programa de Certificação de Marca de Conformidade, iniciado com a ministra Dorothea Werneck, em 1995. O Programa visa tornar compulsória no País a certificação de itens automotivos ligados, principalmente, à segurança, um ganho importante para o consumidor”, destacou o presidente da diretoria executiva do IQA.
Miguel Jorge ressaltou a contribuição do IQA para a evolução da qualidade na indústria automobilística e também a importância da qualidade para se ganhar competitividade. “O ministério realizou estudos sobre o setor automotivo que orientarão no desenvolvimento de políticas e ações para a consolidação da indústria local”, disse. O ministro também destacou a atuação de Dorothea Werneck no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio há 15 anos, quando contribuiu significativamente para a criação e consolidação do IQA.
15 anos - O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) foi inaugurado em maio de 1995 com a missão inicial de certificar produtos automotivos quanto à conformidade com base em normas nacionais. Resultado de um trabalho em conjunto entre a indústria, governo e trabalhadores, o IQA começou a atuar junto ao governo quanto à obrigatoriedade de certificação dos itens de segurança e, posteriormente, ampliou seu leque de atividades, atuando em certificação de produtos e serviços automotivos, homologação de componentes e veículos, publicações e treinamentos.
Além da Diretoria Executiva, o IQA possui também um Conselho Diretor e Fiscal. No total, 32 dirigentes estão à frente da entidade, representando a ANFAVEA, Sindipeças, Sindirepa, ABCQ, Abiplast, Abividro, AEA, CETESB, Denatran, Fenabrave, FINEP, IPT, SETEC/MCT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário